RS tem 1,1 mil casos notificados e 54 confirmados de leptospirose
Doença já matou dez pessoas neste ano, seis delas até o dia 19 de abril. Quatro óbitos por leptospirose estão relacionados às enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio Grande do Sul tem 1.140 casos notificados de leptospirose. Até o momento, conforme a Secretaria da Saúde do RS, houve 54 confirmações da doença. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23/5).
Em todo ano de 2024, são dez mortes por leptospirose, seis delas até o dia 19 de abril. A secretaria divulgou que quatro óbitos relacionados à doença são relacionados às enchentes. Eles ocorreram nas cidades de Travesseiro, Venâncio, Porto Alegre e Cachoeirinha.
Duas dessas mortes foram confirmadas nesta quinta. Ainda há quatro óbitos que estão em investigação para verificar a possível relação com a doença. A primeira morte ocorreu no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, e é de um homem de 67 anos, confirmada na segunda-feira (20/5). O segundo óbito foi de um homem de 33 anos, morador de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo.
A secretaria alerta que o contágio pode ocorrer a partir do contato da pele com a água contaminada, além de mucosas. Os sintomas costumam aparecer de cinco a 14 dias após a contaminação, e podem durar até um mês.
Em 2023, a leptospirose tirou a vida de 25 pessoas no Rio Grande do Sul, nos 477 casos registrados.