metropoles.com

RS: polícia tentou negociar com atirador, mas “ele não foi receptivo”

Porta-voz da Bigada Militar informou que os militares foram, “de forma totalmente inesperada”, recebidos com disparos de armas de fogo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de policial do RS falando com a imprensa sobre atirador - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de policial do RS falando com a imprensa sobre atirador - Metrópoles - Foto: Reprodução

De acordo com um porta-voz da polícia do Rio Grande do Sul, Tenente-Coronel do 3° BPM, Alexandro dos Santos Famoso, houve diversas tentativas de negociação, conversa e aproximação com o atirador que fez a família refém, identificado como Edson Fernando Crippa, de 45 anos. No total, 12 pessoas foram baleadas e, até o momento, três morreram — entre elas o próprio atirador, o pai e o irmão dele. O caso ocorreu em Novo Hamburgo (RS).

“Em nenhum momento, ele [o atirador] foi receptivo. Tentamos contato via telefone, e também não foi possível. Todo momento que tentávamos uma interação, para resolver a ocorrência da melhor maneira possível, começavam novos disparos”, relatou o policial à imprensa.

4 imagens
Duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em ataque
1 de 4

Everton Kirsch Júnior foi morto por atirador em Novo Hamburgo

Arquivo pessoal
2 de 4

Reprodução RBS/TV
3 de 4

Duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em ataque

Reprodução
4 de 4

Reprodução

Ainda durante a fala, o porta-voz detalhou que a guarnição recebeu um chamado pelo 190, “de um pai de família” reclamando de maus-tratos do próprio filho. Porém, ao chegarem ao endereço, os militares foram, “de forma totalmente inesperada”, recebidos com disparos de armas de fogo.

“O agressor começou a efetuar disparos com arma de fogo, tanto contra a sua família quanto contra policiais que estavam atendendo a ocorrência”, contou o policial.

“Dessa ação, resultou, então, em sete policiais feridos e um policial em óbito, nosso irmão de farda, e quatro civis feridos. Um deles em óbito, o pai do agressor. Há pouco, recebemos a informação de que o irmão dele também veio a óbito no hospital”, acrescentou.

Ao fim da ocorrência, o porta-voz explicou que uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entrou na residência, fez uma varredura e, após não haver resposta mais do agressor, foi acionada a equipe do Samu, “que entrou e confirmou o óbito dele”. Segundo o policial, não era possível informar a natureza do óbito do atirador.

O caso

O atirador Edson Fernando Crippa é suspeito de matar o pai, o irmão e um policial militar e ferir mais nove pessoas em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O homem fez os pais reféns volta das 23h dessa terça-feira (22/10) e, no decorrer da ocorrência, abriu fogo matando três e ferindo outras nove.

Os mortos são o pai dele, Eugênio Crippa, de 74, que acionou a polícia; o irmão, Everton Crippa, de 49;e um PM, identificado como Everton Kirsch Júnior, de 31. Ele ainda feriu a mãe, Cleris Crippa, de 70; e a cunhada Priscilla Martins, de 41. O atirador era motorista de caminhão. A mãe do atirador está em estado grave.

Segundo informações do comandante da Brigada Militar (BM), Cláudio Santos Feoli, a polícia entrou na casa do homem por volta das 8h30 desta quarta-feira (23/10) e o encontrou morto. A Brigada Militar foi ao local após denúncia de maus-tratos.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), escreveu no X que a Brigada Militar “agiu com firmeza, e o atirador foi morto, evitando consequências ainda maiores”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?