RS: Pelotas faz novo alerta para evacuação imediata de áreas de risco
Aviso vale para 23 áreas na cidade gaúcha. Canal que ficou com nível de 1,28 metro nos últimos oito meses bateu os 2,82 metro neste domingo
atualizado
Compartilhar notícia
A prefeitura de Pelotas (RS) fez novo alerta para que famílias que vivem em áreas de risco deixem as moradias. Os espaços são classificados pela administração municipal na cor vermelha para susceptibilidade a inundação devem sair dos locais imediatamente.
Uma reunião coordenada pela prefeita Paula Mascarenhas foi realizada na manhã deste domingo (12/5) na Sala de Situação local, quando a decisão foi tomada. O alerta deste domingo alcança 23 localidades da cidade. Na terça-feira (7/5) já havia orientação para quem mora em 17 pontos deixar os espaços.
As principais preocupações são em relação às áreas que margeiam ou são vizinhas ao canal São Gonçalo.
O canal São Gonçalo tem sido monitorado nos últimos dias e atingiu, ao meio dia, 2,82 metros na régua de aferição no Porto de Pelotas. Na enchente histórica de 1941, o manancial atingiu 2,88 metros. O nível médio do canal nos últimos oito meses, foi de 1,28 m, conforme a prefeitura.
“Estamos tendo ainda este tempo e não queremos ver as pessoas saindo às pressas em caso de inundação e correndo ainda mais riscos”, reforçou a prefeita.
Pelotas é um dos municípios do Rio Grande do Sul que estão na vizinhança da Lagoa dos Patos. A lagoa, assim como a bacia hidrográfica da região, tem se elevado o nível do espelho d’água.