RS monitora surtos de Covid-19 em 15 asilos; 19 idosos morreram
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul monitora a situação para evitar a transmissão da doença e novas mortes
atualizado
Compartilhar notícia
As autoridades de saúde do Rio Grande do Sul acompanham com preocupação o avanço de surtos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em asilos.
Ao todo, 15 instituições estão sendo monitoradas para acompanhar a situação. De junho até esta quarta-feira (25/8), 19 idosos morreram por complicações da Covid-19.
Os surtos começaram em junho. Cidades como Nova Petrópolis e Caxias do Sul, na Serra gaúcha, Santo Ângelo, na Região Noroeste, e Não-Me-Toque, na Região Norte do estado, tiveram casos.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul monitora a situação para evitar a transmissão da doença e novas mortes.
Em Nova Petrópolis, por exemplo, 52 de 60 moradores de um lar de idosos testaram positivo – e três morreram por complicações da doença.
Infectologistas acreditam que a circulação da nova variante Delta do coronavírus é a responsável pelos surtos. Nos asilos, os idosos estavam vacinados com as duas doses da vacina.
Vale ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz contra a Covid-19, porém reduz drasticamente os casos graves e a chances de morte por complicações.