Compartilhar notícia
Na manhã desta quarta-feira (15/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a um abrigo montado dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), para encontro com a população que sofre com as inundações no Rio Grande do Sul.
Em solo gaúcho para anunciar medidas de enfrentamento às enchentes, o presidente cumpre agenda junto aos ministros para detalhar os próximos passos do plano que tem Paulo Pimenta (PT) no comando das ações federais de reconstrução do Rio Grande do Sul.
No Centro de Esporte e Lazer da Unisinos, a universidade acolhe cerca de 1,5 mil pessoas, sendo o maior abrigo do município. A cozinha comandada por nutricionistas, profissionais da área da gastronomia e apoio de voluntários serve diariamente 2 mil refeições. O local acolhe pets, oferece atividades recreativas e segurança para os acolhidos.
Anúncio de auxílios à população
O petista desembarcou, nesta manhã, para a terceira visita ao estado desde o início da tragédia provocada pelas fortes chuvas.
Desta vez, o chefe do Executivo se encontra com o governador Eduardo Leite (PSDB) e fará uma série de anúncios para auxiliar a população afetada, como auxílios e linhas de crédito.
“A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa vai ter sua casinha”, disse Lula ao desembarcar no RS ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O colunista do Metrópoles Igor Gadelha apurou que o governo federal vai conceder R$ 5,1 mil a famílias desabrigadas, no programa que deverá ser chamado de “Recomeço”. O valor poderá ser usado pelas famílias na reconstrução de suas casas que foram alagadas pelas chuvas. Elas poderão usar o dinheiro para compra de móveis e eletrodomésticos e até para pagar por serviços.