RS: Lula diz que novas casas não serão feitas “onde água vai chegar”
Presidente visitou locais atingidos pelas enchentes do último mês e falou à imprensa em Arroio do Meio (RS)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (6/6), ser necessário conduzir a reconstrução do Rio Grande do Sul com “mais responsabilidade e cuidado”.
“A lição é que vamos ter que fazer as coisas com mais responsabilidade e cuidado. Não temos direito de fazer as casas das pessoas onde a água vai chegar”, afirmou em Arroio do Meio (RS).
“A gente vai ter que acertar com os prefeitos a escolha de terreno, fazer parceria com o governo do estado para fazer a casa mais segura. Pode ter outro evento climático, mas a gente não vai ser mais vítima das enchentes do rio Taquari, do não funcionamento das bombas”, completou.
O chefe do Executivo realizou a quarta visita ao estado gaúcho desde o começo das últimas enchentes, nesta quinta. Lula viajou para o Rio Grande do Sul com o governador Eduardo Leite (PSDB), que estava ausente da coletiva de imprensa desta tarde.
O presidente disse estar discutindo “um projeto aqui no Rio Grande do Sul para levar a água diretamente para o mar. Vão me dizer que custa caro, ambientalistas vão ser contra. A minha pergunta é quanto custou não construir?”.
Lula ressaltou que fará “aquilo que estiver ao nosso alcance, aquilo que a lei permitir, sem implicação judicial. Vamos fazer tudo que é necessário para dar de volta a dignidade e orgulho do povo gaúcho”.