RS: Guaíba diminui 20 cm em 24h e chega ao menor nível desde 5 de maio
Em 5 de maio, houve a notificação do maior nível no Guaíba, com água acima dos 5 metros de altura
atualizado
Compartilhar notícia
O Guaíba, no Rio Grande do Sul, apresenta, neste domingo (19/5), o menor nível desde o começo da inundação, que teve pico em 5 de maio. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), às 16h15, a altura da água era de 4,3o metros.
Em 5 de maio, ocorreu a notificação do maior nível alcançado, a 5,35 metros. Nesse sábado (18/5), a quantidade de água havia caído para 4,53 metros, ou seja, o escoamento foi de cerca de 20 centímetros em 24h.
Segundo o jornal GZH, três comportas foram abertas no domingo para ajudar a drenar o Guaíba.
A previsão é de o rio seguir acima da chamada cota de inundação, considerada de 3 metros, até o fim do mês, pelo menos, conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Além da diminuição do Guaíba, o governo do Rio Grande do Sul anunciou liberação da rota para o município de Santa Maria, pela RSC-287.
Há ainda trabalho para normalizar o trânsito dos seguintes quilômetros: 60, 137, 167 e 226.
Inundações reduzidas por bombas
Neste domingo, começam a ser usadas um conjunto de bombas de alta capacidade para realizar drenagem em pontos inundados pelo estado gaúcho. Os aparelhos são doações da Sabesp, a companhia de saneamento básico de São Paulo.
As bombas conseguem remover até 3,3 mil litros de água por segundo. Os equipamentos estão sendo utilizados já em Porto Alegre e Canoas.
Mortos e desaparecidos
O boletim da Defesa Civil deste domingo informa 155 mortos e 806 feridos pelas fortes chuvas desde a virada do mês. São mais de 540 mil desalojadas e 76 mil em abrigos.
A tragédia afeta mais de 2 milhões de pessoas e 93% do estado, em 463 municípios.