metropoles.com

RS: governo amplia Seguro-Desemprego e libera FGTS a atingidos

Recursos serão para moradores dos municípios que tiveram o estado de calamidade pública reconhecido pela União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giulian Serafim/ PMPA
Resgate de famílias na Ilha dos Marinheiros, pela Defesa Civil de Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Resgate de famílias na Ilha dos Marinheiros, pela Defesa Civil de Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Giulian Serafim/ PMPA

O governo federal anunciou nesta terça-feira (7/5) que deve liberar R$ 2,9 bilhões para pessoas que foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os valores devem vir do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial, que terão repasses extraordinários para segurados que vivem nas regiões em calamidade.

O Seguro-Desemprego terá duas parcelas extras para as pessoas que foram afetadas pela tragédia e que estão recebendo o benefício. Também deve haver a liberação do Saque Emergencial do FGTS. Para os empregadores, será concedida a suspensão de quatro meses no recolhimento do FGTS. Depois, as empresas deverão fazer a quitação do débito.

Os benefícios serão, principalmente, para os 336 municípios que tiveram o estado de calamidade pública reconhecido até a segunda-feira (6/5). Nesta terça, o número de municípios afetados pela catástrofe subiu para 401.

“Neste momento a prioridade é salvar vidas, cuidar das pessoas e depois vamos pensar na reconstrução”, declarou Marinho.

O anúncio do ministro foi realizado durante o seminário promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O tema do evento era “A Importância da Indústria Química para a Sociedade e a Transição para a Química Verde”.

A medida tem relação com ao desastre que afeta praticamente todo o Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil divulgou até agora que 95 mortes estão confirmadas e há 131 pessoas desaparecidas. Também há mais de 372 feridos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?