RS: efetivo da Força Nacional pode chegar a 600 agentes, diz ministro
Segundo o ministro Paulo Pimenta, caso haja novas solicitações de reforço no efetivo, número de agentes atuando no RS pode subir
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (8/5) que o efetivo da Força Nacional que atua no desastre das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) pode chegar a 600 agentes.
Na terça (7/5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, havia autorizado o envio de 100 agentes para reforçar a segurança da população. O grupo se junta a outros 120 que já estão no local, totalizando 220.
Segundo Pimenta, caso haja novas solicitações, o efetivo pode chegar a 600. “A Força Nacional é mobilizada por solicitação. Houve uma primeira reivindicação para que fossem mobilizados 117 homens, que já estão trabalhando”, explica o ministro.
“Havendo uma nova solicitação, e já há uma tratativa nesse sentido, nós podemos chegar a 600 homens da Força Nacional de Segurança para atuarem aqui no estado do RS”, pontuou.
A segurança é uma preocupação da população, que já sofre com os estragos causados pelas chuvas. Moradores de áreas afetadas pelas enchentes relatam casos de saques e assaltos violentos. Até mesmo barcos e jet skis que estão sendo usados nos resgates de vítimas são alvos de ataques.
No total, há 944 servidores de forças de segurança federais atuando no estado, entre agentes da Força Nacional, Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.