RS e SC esperam neve e chuva congelada neste fim de semana
Primeiro fim de semana de julho no RS e em SC tem risco de temporal e de chuva volumosa, além de geada e precipitações invernais
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro fim de semana de julho tem risco de temporal e de chuva volumosa, além de geada e precipitações invernais, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os municípios de Vacaria (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Urupema (SC) fazem parte da área com maior possibilidade de precipitação invernal, entre sábado (6/7) e domingo (7/7).
Isso significa o risco da chuva congelada, quando um floco de neve derrete com a temperatura positiva após sair da nuvem, mas que congela novamente ao encontrar o ar gelado mais abaixo, antes de chegar à superfície (se congelar ao chegar à superfície, é chamada de chuva congelante).
Segundo o site Climatempo, uma nova massa de ar frio, de origem polar, avança sobre a Argentina e causará uma nova queda de temperatura sobre a Região Sul do Brasil.
O resfriamento mais forte deve ficar retido sobre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas as temperaturas não ficarão tão baixas como no último fim de semana, variando entre 13ºC e 27ºC .
Precipitação invernal no RS e em SC
Em algumas regiões de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a combinação de muita umidade e muito frio poderá gerar precipitações invernais como chuva congelada e até mesmo neve.
O frio poderá ser suficiente para nevar apenas nas regiões mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A possibilidade de neve não é alta, mas não pode ser descartada.