RS: dique ameaça romper e população é orientada a deixar o local
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, alertou a população que o Dique Sarandi, que represa o rio Gravataí, “começou a extravasar”
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu a moradores das comunidades perto do Dique Sarandi, que represa o rio Gravataí, que deixem o local. A estrutura, localizada ao lado da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, corre risco de rompimento.
“Apesar do grande esforço de contenção, começou a extravasar de novo o dique que represa no rio Gravataí, ao lado da Fiergs. As comunidades precisam deixar o local. Estamos providenciando remoção com apoio do Exército e Bombeiros e também espaço de acolhimento”, disse o prefeito no X (antigo Twitter).
Na sexta-feira (3/5), a prefeitura do município fez uma vistoria no dique e constatou um pequeno transbordamento, mas garantiu que a situação estava controlada.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito afirmou que, caso o dique se rompa, ao menos 10 comunidades serão atingidas.
No mesmo dia, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta de inundação do rio Gravataí. O órgão orientou que a população buscasse abrigo em locais seguros.