RS define novo parâmetro para cota de inundação em Porto Alegre
Parâmetro foi alterado pelo Governo do Rio Grande do Sul por causa da mudança na localização da régua de medição do Guaíba
atualizado
Compartilhar notícia
A diferença do nível da nova régua de medição do Guaíba em Porto Alegre foi reconhecida pelo Governo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28/5). A medida tem impacto direto na cota de inundação, tradicionalmente considerada em 3 metros (m) e que agora passou para 3,6 m.
No dia 2 de maio, o sensor automático instalado no Cais Mauá parou de funcionar. Depois disto, um novo ponto de medição foi introduzido a cerca de 2,5 km do dispositivo anterior, no dia 4.
Com a mudança, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS) levantaram dúvida sobre a possível mudança na cota inundação.
Os pesquisadores do IPH chegaram a emitir uma nota técnica pontuando que durante a elevação e o pico do Guaíba, a declividade da linha d’água na região pode ter chegado a até 15 cm/km. Isto teria impacto direto na cota de inundação.
Agora com a nova cota de inundação, conforme o governo estadual, o equipamento instalado referente à Estação Gasômetro é de 3,60 m, e o parâmetro de alerta é de 3,15 m.
“Não foi possível deixar claro em todos os meios de divulgação do nível do Guaíba que, devido a características hidrodinâmicas, num mesmo instante de tempo o valor de nível registrado no Cais Mauá C6 (ou no Cais Central) não é o mesmo valor de nível registrado da Usina do Gasômetro”, diz trecho do documento.