RS: Defesa civil de Rio Grande pede evacuação de parte da população
Autoridades pediram a evacuação de residências que ficam até 200 metros da Lagoa dos Patos e do Saco da Mangueira
atualizado
Compartilhar notícia
A Defesa Civil da prefeitura de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, solicitou, nesta quarta-feira (8/5), que os moradores de áreas que ficam até 200 metros de distância da Lagoa dos Patos e do Saco da Mangueira deixem suas casas imediatamente.
O coordenador de despesa da Defesa Civil de Rio Grande, Anderson Montiel, pediu para que as pessoas ”saiam imediatamente”, em especial ”os moradores dessa faixa de 200 metros da água”. As informações são do GZH.
O prefeito informou ainda que os momentos mais críticos deverão acontecer entre a noite de quarta-feira (8/5) e no decorrer da quinta-feira (9/5). Grande parte da população havia deixado as ilhas nos últimos dias, por conta própria, sendo 280 pessoas resgatadas e 57 buscando abrigo.
Autoridades avisaram para a população procurar abrigos públicos ou casas de familiares ou amigos. Seis abrigos no município têm capacidade para acolher cerca de 600 pessoas, de acordo com Montiel.
O nível da Lagoa dos Patos começou a subir após uma forte chuva e a previsão é de que o vento sul passará predominar a partir da tarde, o que irá represar a água, de acordo com o boletim da prefeitura. A Lagoa dos Patos recebe também a água que escoa do rio Guaíba, que inundou Porto Alegre na semana passada.