RS: 44 mil famílias estão habilitadas a receber Auxílio Reconstrução
As famílias aptas podem validar o cadastro a fim de receber o Auxílio Reconstrução, de R$ 5,1 mil, para afetados por enchentes no RS
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal liberou, nesta segunda-feira (27/5), a confirmação dos dados pelas famílias cadastradas pelas prefeituras do Rio Grande do Sul (RS) para receber o Auxílio Reconstrução. De acordo com o Executivo, cerca de 44 mil núcleos estão habilitados a ganhar o benefício, de R$ 5,1 mil.
Desde a última semana, as cidades podem informar os dados sobre os endereços afetados por enchentes e as famílias que terão acesso ao benefício. Agora, o responsável familiar terá de confirmar essas informações. Esta é a última etapa antes do recebimento do recurso.
Segundo o governo federal, 15 municípios iniciaram os cadastros das famílias. São eles: Arambaré, Bom Princípio, Canoas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo. Há ainda cerca de 30 mil famílias com cadastros em análise.
O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias afetadas por enchentes em cidades em que houve a decretação de estado de emergência ou de calamidade. O auxílio será pago em parcela única, preferencialmente para famílias lideradas por mulheres.
Como confirmar
Para validar o cadastro, o beneficiário precisa acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar a prefeitura para que os dados sejam corrigidos.
O governo federal pretende repassar o Pix emergencial em até 48 horas após a confirmação dos dados. Assim, algumas famílias poderão começar a receber o valor ainda nesta semana.
O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para os beneficiários que têm conta no banco, o depósito é automático. A instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do recurso aos que não são clientes da CEF.