metropoles.com

RS: 44 mil famílias estão habilitadas a receber Auxílio Reconstrução

As famílias aptas podem validar o cadastro a fim de receber o Auxílio Reconstrução, de R$ 5,1 mil, para afetados por enchentes no RS

atualizado

Compartilhar notícia

Foto colorida de Quadra de colégio no Rio Grande do Sul que servia de abrigo famílias vítimas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Quadra de colégio no Rio Grande do Sul que servia de abrigo famílias vítimas - Metrópoles - Foto: null

O governo federal liberou, nesta segunda-feira (27/5), a confirmação dos dados pelas famílias cadastradas pelas prefeituras do Rio Grande do Sul (RS) para receber o Auxílio Reconstrução. De acordo com o Executivo, cerca de 44 mil núcleos estão habilitados a ganhar o benefício, de R$ 5,1 mil.

Desde a última semana, as cidades podem informar os dados sobre os endereços afetados por enchentes e as famílias que terão acesso ao benefício. Agora, o responsável familiar terá de confirmar essas informações. Esta é a última etapa antes do recebimento do recurso.

Segundo o governo federal, 15 municípios iniciaram os cadastros das famílias. São eles: Arambaré, Bom Princípio, Canoas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo. Há ainda cerca de 30 mil famílias com cadastros em análise.

O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias afetadas por enchentes em cidades em que houve a decretação de estado de emergência ou de calamidade. O auxílio será pago em parcela única, preferencialmente para famílias lideradas por mulheres.

Como confirmar

Para validar o cadastro, o beneficiário precisa acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar a prefeitura para que os dados sejam corrigidos.

O governo federal pretende repassar o Pix emergencial em até 48 horas após a confirmação dos dados. Assim, algumas famílias poderão começar a receber o valor ainda nesta semana.

O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para os beneficiários que têm conta no banco, o depósito é automático. A instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do recurso aos que não são clientes da CEF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?