Rosa Weber será a relatora de pedido para investigar Bolsonaro
Parlamentares da oposição encaminharam uma ação ao STF para que o presidente seja investigado por reunião com embaixadores
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), será a relatora do pedido de investigação da oposição sobre ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro.
A relatora foi designada nesta quarta-feira (20/7). O pedido foi enviado por por políticos do PT, PSol, PCdoB, PDT, Rede, PSB e PV.
Na solicitação, os parlamentares alegam que o presidente não pode “usar do cargo de presidente da República para subverter e atacar a ordem democrática, buscando criar verdadeiro caos no país e desestabilizar as instituições públicas”.
Durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, na última segunda-feira (18/7), Bolsonaro deferiu inúmeras críticas ao sistema eleitoral brasileiro e às urnas eletrônicas. No encontro, o chefe do Executivo teceu críticas ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os parlamentares desejam investigar os supostos crimes contra as instituições democráticas e que sejam apuradas as suspeitas de delito de incitação das Forças Armadas contra o TSE.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022