metropoles.com

Rosa Weber pede à PGR parecer sobre demora de Alcolumbre para CCJ sabatinar Mendonça

A PGR tem 15 dias para analisar os indícios apontados por advogado em processo que pede afastamento do presidente da CCJ no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Davi Alcolumbre
1 de 1 Davi Alcolumbre - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) pela demora em marcar a sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado em julho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ocupar vaga no STF.

Na ação, a ministra considerou pedido de advogado que denuncia o possível cometimento do crime de “concussão” – o ato de uma pessoa usar cargo público para obter vantagem indevida.

A partir do envio da ministra, a PGR tem 15 dias para se manifestar sobre a possibilidade de afastar do cargo o atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

O questionamento ocorre porque Mendonça foi escolhido, em 13 de julho, por Bolsonaro para ocupar a cadeira do ministro aposentado Marco Aurélio Mello. No entanto, até o momento, pouco mais de três meses depois, Alcolumbre nem sequer indicou relator para o processo de indicação, além de não ter marcado a sabatina.

Agora, cabe à PGR analisar se há elementos para solicitar o afastamento. Só após o posicionamento da Procuradoria é que a ministra do STF decidirá.

Resposta de Alcolumbre

Após o pedido da ministra Rosa Weber, o senador Davi Alcolumbre encaminhou nota falando sobre a “regularidade dos atos praticados no exercício do mandato”.

“O despacho corriqueiro noticiado pela imprensa demonstra que a ministra Rosa Weber apenas determinou a remessa de um processo à PGR para manifestação, em cumprimento ao que lhe determina o Regimento Interno do STF, ante a impossibilidade legal de seu arquivamento imediato, sem a oitiva do titular da ação penal”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?