metropoles.com

Rosa Weber nega pedido de fechar fronteira com a Venezuela

Ela também proibiu que haja limites para venezuelanos entrarem no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2018-08-06 at 22.32.41
1 de 1 WhatsApp Image 2018-08-06 at 22.32.41 - Foto: null

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou, na noite desta segunda-feira (6/8), pedido para fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela. Ela também negou pedido de limitação de entrada de venezuelanos no estado de Roraima e pediu que o juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal, seja notificado de decisão.

O magistrado suspendeu a entrada dos imigrantes nesta segunda-feira (6), decisão que está sendo cumprida pela polícia. Outra ação, da Advocacia-Geral da União (AGU), ainda em trâmite no STF pede que a fronteira seja reaberta.

O local foi fechado nesta segunda (6) por policiais federais. O pedido de fechamento partiu do governo do Estado, que editou um decreto regulamentando a oferta de serviços a imigrantes, além de fazer a solicitação de deportação de todos os estrangeiros envolvidos em crimes.

“Estamos desde maio pedindo o fechamento da fronteira no STF e o auxílio financeiro para minimizar o impacto em nossos serviços públicos. Não vamos mais aceitar que Brasília trate a crise migratória por procuração, pois ela bate à nossa porta, não a deles”, disse a governadora Suely Campos (PP).

No início da tarde, o juiz Helder Girão Barreto suspendeu o ingresso no Brasil de imigrantes venezuelanos até que se “alcance um equilíbrio numérico com o processo de interiorização” e que se crie “condições para um acolhimento humanitário no Estado de Roraima”.

“Dito de outra forma: é necessária uma parada para balanço das medidas adotadas até então e a implementação de outras mais efetivas que assegurem o acolhimento humanitário dos imigrantes venezuelanos, mas também assegurem a fruição dos direitos e garantias dos brasileiros e acelerem o chamado processo de interiorização”, escreveu o magistrado na decisão.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?