Rosa Weber é eleita presidente do STF; posse foi marcada para setembro
Os ministros realizaram a votação digital nesta quarta-feira (10/8). “Trata-se de um imenso desafio”, afirmou a ministra em plenário
atualizado
Compartilhar notícia
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram, nesta quarta-feira (10/8), a ministra Rosa Weber como a nova presidente da Corte no próximo biênio. O nome de Weber já era previsto para assumir o cargo, mas foi referendado em ato de rotina, com 10 votos.
A ministra toma posse em 12 de setembro. Luís Roberto Barroso será o vice-presidente do STF.
Weber assume no lugar de Luiz Fux pelo critério de ser a ministra mais antiga que ainda não ocupou o cargo.
“São atos de rotina. Isso, todavia, não ofusca a simbologia deste momento. Realça a instituição. Na verdade, é a ideia matriz que está na Bíblia: Outra geração vai, mas a terra permanece para sempre”, disse em discurso no plenário.
A ministra falou que se sente sensibilizada com o exercício do cargo após 46 anos de magistratura. “Exercer a Presidência do STF, para uma juíza como eu, que está na magistratura há 46 anos, é uma honra. Em especial nesses tempos tumultuados, o exercício desse cargo trata-se de um imenso desafio. Vou procurar desempenhá-lo com serenidade e com a parceria dos senhores e diante da integridade e da soberania da Constituição”.