metropoles.com

Rosa Weber aciona Bolsonaro e Congresso sobre assédio a jornalistas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) foi ao STF cobrar decisão contra assédio judicial aos profissionais de imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rosa Weber – ministra do STF
1 de 1 Rosa Weber – ministra do STF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu andamento a uma ação que tenta limitar o assédio a jornalistas por meio de ações judiciais. A magistrada pediu ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ao Senado e à Câmara dos Deputados que se manifestem em 10 dias sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada ao Supremo pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A entidade pede à Suprema Corte que limite a utilização dos Juizados Especiais Cíveis (JECs) como forma de perseguir jornalistas por meio de ações similares iniciadas em várias partes do país, cujo andamento obriga o profissional a se deslocar seguidamente para participar das audiências.

“Não se trata, por óbvio, de impedir ou dificultar o acesso à Justiça mas, de encontrar um ponto de equilíbrio entre o direito de ação ou de petição e as garantias do devido processo legal, de modo a evitar a pulverização dos processos pelo país quando caracterizado o assédio judicial”, diz a ação (veja a íntegra ao fim da reportagem).

Rosa Weber determinou ainda que, após os 10 dias, seja aberto novo prazo, esse de cinco dias, para que Advocacia-Geral da União (AGU) e o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestem sobre a ADI.

Veja a íntegra da ação da Abraji:

abraji by Raphael Veleda on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?