Roraima: 100 policiais da Força Nacional desembarcam em Boa Vista
Os policiais chegaram na noite terça (7/2), em Roraima, para auxiliar na segurança das bases da Funai e dos hospitais nas terras yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
Desembarcou em Boa Vista, Roraima, na noite de terça-feira (7/2), uma tropa de 100 policiais da Força Nacional para auxiliar na segurança das bases da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e dos 68 postos de saúde nas Terras Indígenas Yanomami. O pedido da Funai e do Ministério dos Povos Indígenas foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
Segundo ele, a medida visa fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e dos postos de saúde. “A missão primeira da Força Nacional em território Yanomami será esta. E nós teremos a atuação da PF [Polícia Federal], com o apoio logístico das Forças Armadas, para efetuar a desintrusão”, garantiu Dino.
“Isso não é um caminho de impunidade porque as investigações estão sendo feitas e continuarão a ser feitas. Mas nós temos que entender que é uma situação política e social de alta complexidade e é preciso ter um planejamento. O uso da força sem planejamento poderia piorar o problema instalado no estado de Roraima e nós não desejamos isso”, reforçou o ministro.
Os 100 policiais chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Nos últimos dias, intensificou-se um movimento de “fuga” entre os garimpeiros da região.
Em cumprimento ao decreto do presidente @LulaOficial, a Força Nacional chegou em Roraima para atuar ao longo desta semana em apoio às operações de combate ao garimpo ilegal e nas ações humanitárias no território Yanomami. pic.twitter.com/dnwDMKAwBU
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@JusticaGovBR) February 8, 2023
Roraima é palco de uma crise humanitária ao povo Yanomami, na qual centenas de crianças, adultos e idosos sofrem por desnutrição e malária devido ao garimpo ilegal. Diversos indígenas morreram e outros foram ou continuam hospitalizados.