metropoles.com

Ronaldo Caiado parabeniza Lula pela vitória: “Respeito à democracia”

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, apoiou Bolsonaro no 2º turno. Ele parabenizou o presidente eleito, Lula, pela vitória ainda em 30/10

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secom Goiás
Governador Ronaldo Caiado (UB), de Goiás, sorri fazendo dois Vs com os dedos das mãos diante de uma urna eletrônica durante votação nas eleições 2022, no segundo turno
1 de 1 Governador Ronaldo Caiado (UB), de Goiás, sorri fazendo dois Vs com os dedos das mãos diante de uma urna eletrônica durante votação nas eleições 2022, no segundo turno - Foto: Secom Goiás

Ronaldo Caiado (União Brasil), reeleito governador de Goiás ainda no primeiro turno, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória. O goiano usou as redes sociais na noite deste domingo (30/10) para reconhecer o retorno do petista à presidência da República.

Caiado declarou: “Faço política com total respeito à democracia”.

Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) na disputa neste segundo turno. Após não escolher lado no início da disputa, Caiado anunciou apoio formal ao atual presidente na reta final.

A sinalização de um aliado próximo de Bolsonaro é simbólica. Caiado destacou, sobre o resultado das urnas, que: “Venceu o desejo soberano do povo brasileiro!”.

Veja post de Caiado nas redes sociais:

Vai e volta

Caiado e Bolsonaro foram muito próximos nas eleições de 2018, quando Ronaldo foi eleito em primeiro turno e Jair derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

Com a pandemia de Covid-19, os dois acabaram se afastando por conta da postura diferente em relação à condução do combate ao problema sanitário. Enquanto Caiado adotou medidas duras, inclusive com restrição à circulação de pessoas e apoio ao início da vacinação, Bolsonaro caminhou no sentido contrário.

No primeiro turno, em Goiás, o presidente apoiou a candidatura do deputado federal Vitor Hugo (PL) ao Governo de Goiás.

O União Brasil liberou seus filiados para escolherem lado no segundo turno e Caiado escolheu o lado de Bolsonaro. Ele esteve com o presidente em Brasília pelo menos duas vezes na reta final, quando foi anunciar apoio formal e quando acompanhou um grupo de artistas e políticos.

O governador de Goiás chegou a declarar que a maioria do partido iria marchar com Bolsonaro.

Reduto

Goiás é um dos principais redutos bolsonaristas no Brasil. Assim como ocorreu em 2018, o atual presidente venceu com folgas no estado nos dois turnos em 2022.

No segundo turno, Bolsonaro atingiu 2.193.041 votos em Goiás (58,71%) contra 1.542.115 votos (41,29%) de Lula.

Apesar disso, o governador reeleito já sinaliza que pretende trabalhar próximo do futuro presidente, ao dizer que pretende apoiar o Brasil a superar desafios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?