Ronaldo Caiado parabeniza Lula pela vitória: “Respeito à democracia”
Ronaldo Caiado, governador de Goiás, apoiou Bolsonaro no 2º turno. Ele parabenizou o presidente eleito, Lula, pela vitória ainda em 30/10
atualizado
Compartilhar notícia
Ronaldo Caiado (União Brasil), reeleito governador de Goiás ainda no primeiro turno, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória. O goiano usou as redes sociais na noite deste domingo (30/10) para reconhecer o retorno do petista à presidência da República.
Caiado declarou: “Faço política com total respeito à democracia”.
Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) na disputa neste segundo turno. Após não escolher lado no início da disputa, Caiado anunciou apoio formal ao atual presidente na reta final.
A sinalização de um aliado próximo de Bolsonaro é simbólica. Caiado destacou, sobre o resultado das urnas, que: “Venceu o desejo soberano do povo brasileiro!”.
Veja post de Caiado nas redes sociais:
Venceu o desejo soberano do povo brasileiro! Faço política com total respeito à democracia. Parabenizo o presidente eleito @LulaOficial e, como governador de Goiás, sigo trabalhando e buscando parcerias para melhorar a vida dos goianos e apoiando o Brasil a superar desafios. pic.twitter.com/UQnnwyP7cu
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) October 31, 2022
Vai e volta
Caiado e Bolsonaro foram muito próximos nas eleições de 2018, quando Ronaldo foi eleito em primeiro turno e Jair derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno.
Com a pandemia de Covid-19, os dois acabaram se afastando por conta da postura diferente em relação à condução do combate ao problema sanitário. Enquanto Caiado adotou medidas duras, inclusive com restrição à circulação de pessoas e apoio ao início da vacinação, Bolsonaro caminhou no sentido contrário.
No primeiro turno, em Goiás, o presidente apoiou a candidatura do deputado federal Vitor Hugo (PL) ao Governo de Goiás.
O União Brasil liberou seus filiados para escolherem lado no segundo turno e Caiado escolheu o lado de Bolsonaro. Ele esteve com o presidente em Brasília pelo menos duas vezes na reta final, quando foi anunciar apoio formal e quando acompanhou um grupo de artistas e políticos.
O governador de Goiás chegou a declarar que a maioria do partido iria marchar com Bolsonaro.
Reduto
Goiás é um dos principais redutos bolsonaristas no Brasil. Assim como ocorreu em 2018, o atual presidente venceu com folgas no estado nos dois turnos em 2022.
No segundo turno, Bolsonaro atingiu 2.193.041 votos em Goiás (58,71%) contra 1.542.115 votos (41,29%) de Lula.
Apesar disso, o governador reeleito já sinaliza que pretende trabalhar próximo do futuro presidente, ao dizer que pretende apoiar o Brasil a superar desafios.