metropoles.com

Ronaldo Caiado é empossado governador de Goiás em cerimônia virtual

Ronaldo Caiado, governador reeleito de Goiás, passou por cirurgia cardíaca e, por recomendação médica, participou da posse virtualmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ronaldo Caiado discursa para apoiadores na Praça Tamandaré, em Goiânia
1 de 1 Ronaldo Caiado discursa para apoiadores na Praça Tamandaré, em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Governador reeleito em GoiásRonaldo Caiado (União Brasil) tomou posse do cargo, neste domingo (1º/1), em uma cerimônia de forma virtual. O político se recupera de uma cirurgia no coração realizada no início do mês em São Paulo.

Caiado realizou uma revascularização do miocárdio, conhecido também como ponte de safena, logo após passar por exames de rotina que apontaram o entupimento de vasos sanguíneos que irrigam o coração. O governador reeleito chegou a ser encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas passou para um quarto do hospital depois do procedimento cirúrgico.

O governador de Goiás deverá permanecer em repouso relativo até o dia 23 de janeiro. Segundo boletim médico assinado pela cardiologista Ludhmila Hajjar, Ronaldo Caiado se recupera bem do procedimento realizado no dia 8 de dezembro em São Paulo, “mantendo acompanhamento médico ambulatorial”.

Posse

A cerimônia começou às 17h, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na capital goiana e ocorreu de forma híbrida. Apesar de Caiado participar de forma remota, Daniel Vilela (MDB), o vice-governador eleito, participou de forma presencial.

A solenidade foi comandada pelo presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira (PSF), no plenário Iris Rezende. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi até São Paulo, levando o termo de posse para que Caiado assinasse o documento.

Eleição

Ronaldo Caiado foi reeleito para o cargo em primeiro turno. Ele esteve à frente dos levantamentos, desde o início da campanha, mas conseguiu aumentar as intenções de voto quando o rival Marconi Perillo (PSDB) desistiu da briga pelo governo e optou por se candidatar ao Senado.

Caiado terminou em primeiro lugar, seguido por Gustavo Mendanha (Patriota) e Major Vitor Hugo (PL), em terceiro.

Perfil

O governador tem 73 anos, completados no último dia 25 de setembro. Apesar de médico, professor e produtor rural, boa parte de sua trajetória profissional se deu na política.

Vindo de uma família tradicional, com participação na história de Goiás, desde o século XIX, Caiado foi deputado federal por cinco vezes e senador, entre 2015 e 2018, quando ele se candidatou ao governo pela primeira vez e venceu.

O político sempre esteve associado às causas do agronegócio no Congresso. Foi ele quem criou e presidiu, por exemplo, entre 1986 e 1989, a chamada União Democrática Ruralista (UDR). No fim dos anos 1980, ele se candidatou à presidência e obteve menos de 1% dos votos.

Parte da trajetória política de Caiado se deu junto a Marconi Perillo, de quem hoje é adversário declarado. Em passado recente, a dupla tinha rivalidade clara com o MDB. No entanto, nas eleições passadas os grupos caiadista e marconista se afastaram fortemente. Caiado foi eleito ao governo e Marconi sequer conseguiu uma vaga ao Senado.

Hoje, o MDB de Daniel Vilela (filho o ex-prefeito Maguito Vilela, morto por complicações da Covid em 2020) é aliado do atual governador. Daniel fez dobradinha na chapa majoritária com Caiado e é apontado como herdeiro político do grupo e futuro candidato ao Governo de Goiás em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?