metropoles.com

Rompimento de barragem traz à tona o desastre ambiental em Mariana

Tragédia aconteceu há três anos, em 5 de novembro de 2015, matou 19 pessoas e deixou a população desabrigada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rogério Alves/TV Senado
Fotos produzidas pelo Senado
1 de 1 Fotos produzidas pelo Senado - Foto: Rogério Alves/TV Senado

O maior desastre ambiental do país, ocorrido em Mariana (MG), deixou marcas profundas na população mineira e no Brasil inteiro. Há três anos, em 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, rompeu, causando estragos irreparáveis. A tragédia matou 19 pessoas e deixou a região inundada por lama.

A tragédia de Mariana voltou a ser lembrada nesta sexta-feira (15/1) após o rompimento da barragem Mina Feijão, em Brumadinho, outro município mineiro. Até o momento, o incidente obrigou pessoas a deixarem suas casas e se afastarem do Rio Paraopeba, principal afluente do Rio São Francisco. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para buscar possíveis vítimas.

A barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³ de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões de m³ vazaram. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce – matando quase toda a população de peixes –, destruíram distritos e deixaram milhares de ribeirinhos sem água e sem trabalho.

O rompimento da barragem é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de m³.

A lama chegou ao Rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo – muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio. Após estudos, ambientalistas avaliaram que o efeito do desastre no mar continuará por pelo menos mais cem anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?