metropoles.com

Rolou na 5ª: coronavírus é emergência e demissões na Casa Civil

Presidente Bolsonaro abriu crédito extraordinário de R$ 892 milhões para ajuda aos estados que vêm sendo atingidos pelas fortes chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Frayer/Getty Images
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Kevin Frayer/Getty Images

Nesta quinta-feira (30/01/2020), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A China já registra mais de 7,7 mil pessoas contaminadas pela doença e há pacientes identificados em 18 países. Com isso, de acordo com a OMS, uma ação coordenada de combate precisa ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

Isso significa que o órgão de saúde sugere uma “resposta internacional” coordenada dos 196 países signatários do Regulamento Sanitário Internacional. Na prática, se aumentam os aportes financeiros, sanitários e científicos para conter a doença e é lançada uma espécie de cartilha com as medidas que as nações devem tomar quanto ao comércio de bens e pessoas para evitar o avanço do vírus.

“Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade de entrada do vírus”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. De acordo com ele, o objetivo principal é conter a expansão da doença e, assim, evitar que outros países enfrentem a mesma situação pela qual a China está passando.

Leia mais:

Ainda nesta quarta, a treta correu solta na Casa Civil da Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tornou sem efeito a portaria referente à readmissão do ex-secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República José Vicente Santini, no cargo de Assessor Especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil.

Bolsonaro também retirou a Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Casa Civil, deixando o ministro Onyx Lorenzoni cada vez mais sem poder.

À noite, edição extra do DOU trouxe a demissão do assessor-chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social da Casa Civil, Gustavo Chaves Lopes. No seu lugar, assume Mateus Colombo Mendes, que, nas redes sociais, se descreve como “olavete e bolsominion”.

Acompanhe:

Também foi notícia:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?