metropoles.com

Rolou na 2ª: MP para antecipar 13º a aposentado e retorno do Congresso

No Nordeste, o presidente acusou os governadores locais de “fazer politicalha” e de tentar transformar a região “em uma Cuba”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Arquivo
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Agência Brasil/Arquivo

Nesta segunda-feira (05/07/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou uma medida provisória para formalizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em data fixa. Os beneficiados vão receber, anualmente, entre o fim de agosto e o início de setembro, 50% do valor do benefício junto ao pagamento do salário. A movimentação econômica é de R$ 21,9 bilhões, destinados a 30 milhões de pessoas.

O presidente esteve nesta segunda na Bahia para a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante e criticou a iniciativa dos governadores nordestinos de se unirem em torno do Consórcio Nordeste, além de acusá-los de “fazer politicalha” e de tentar transformar a região “em uma Cuba”. “Eles [governadores] atuam para dividir os brasileiros”, disse.

Veja mais sobre o presidente Jair Bolsonaro:

Também nesta segunda, lideranças partidárias e integrantes da equipe econômica do governo federal estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para mapear os votos necessários à aprovação da reforma da Previdência em segundo turno na Casa. Isso a um dia da reabertura da discussão da proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, que está na etapa final de tramitação. São necessários ao menos 308 votos dos 513 deputados para que o texto seja encaminhado ao Senado Federal. O início da apreciação está marcado para esta terça-feira (06/08/25019).

Leia mais:

Confira outras manchetes desta segunda:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?