metropoles.com

Rolou na 2ª: Congresso e Justiça voltam; coronavírus é emergência

Damares Alves e a abstinência sexual como prevenção da gravidez precoce: “Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp-Image-2020-02-03-at-15.31.461
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-02-03-at-15.31.461 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Esta segunda-feira (03/02/2020) marcou a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional, com a Câmara dos Deputados e o Senado voltando aos trabalhos. No discurso da sessão de abertura do exercício de 2020, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que o Brasil de hoje “não é o mesmo que existia há um ano atrás”.

Para ele, “estamos no caminho do retorno do investimento público e [da] geração de novos empregos”.

Em mensagem enviada ao plenário da Câmara dos Deputados na abertura do ano legislativo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sustentou que apresenta “um novo Brasil” em 2020, com “entrosamento” entre os Poderes e “sem viés ideológico” nas relações internacionais.

Na abertura do ano do  Judiciário, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), que representou o Executivo, ressaltou a importância da separação dos poderes em uma democracia. O general ressaltou que a atual gestão “deu longos passos e que outros estão por vir”.

Já na sessão solene de abertura do ano no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que o Ministério Público Federal está preocupado em “proteger os mais vulneráveis”.

Leia mais:

Ainda nesta segunda, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), anunciou a decretação de emergência em saúde pública em todo o país no enfrentamento ao coronavírus. A medida facilita a aplicação de recursos, possibilitando compras e contratação de empresas sem licitação.

Ele informou, ainda, que o governo irá consolidar todos os procedimentos que envolvem questões sanitárias sobre a quarentena que será imposta a brasileiros que vierem a ser repatriados da China em uma medida provisória (MP).

O Brasil continua sem casos de coronavírus confirmados, de acordo com novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda. Até o momento, são 14 casos suspeitos sob investigação em quatro estados.

Veja mais:

Também foi notícia:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?