metropoles.com

Rolou na 2ª: confusão feita pela Saúde com dados da Covid-19 causa polêmica

Ministério da Saúde anuncia mesma atualização informada pelo Conass: nas últimas 24 horas, foram confirmados 15.654 novos casos e 679 mortes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rolou nesta segunda-feira (08/06): omissão de números, divulgação de dados divergentes, críticas e muita confusão. Foi o que provocou o Ministério da Saúde com a mudança na estratégia de atualizar o cenário da Covid-19 no Brasil. Neste domingo,(07/06), a pasta liberou duas informações, bastante diferentes, com a quantidade de mortes e casos.

De acordo com o governo, o número inicial, de 1.382 óbitos, continha casos duplicados. A informação verdadeira, segundo a pasta, é que seriam 525 novos falecimentos.

As críticas não tardaram: 0 presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atacou: “Brincar com a morte é perverso”, afirmou.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também reagiu: “O Ministério da Saúde acabou assassinando sua credibilidade com essa medida burra, tacanha de não deixar que os números cheguem à imprensa”.

Já o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro comparou o governo a um “avião sem piloto”. E o diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, cobrou transparência ao Brasil e disse que as informações são importantes, principalmente, para os cidadãos.

As reações, aparentemente, surtiram efeito: o Ministério da Saúde divulgou novas informações sobre o coronavírus no país. De acordo com a pasta, nas últimas 24 horas foram confirmados 15.654 novos diagnósticos e 679 óbitos.

Os dados são iguais aos que foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) à tarde. O boletim do Conass foi criado como uma alternativa às mudanças de horário e de metodologia de divulgação implantadas pela pasta desde a última quarta-feira (03/06).

Leia mais:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?