Rodrigo Maia assume posto de vice-líder da oposição na Câmara
O deputado Rodrigo Maia presidiu a Casa nos primeiros dois anos de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (sem partido-RJ) assumiu nesta quinta-feira (12/8) como vice-líder da oposição.
Maia, que presidiu a Casa nos primeiros dois anos de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e resistiu em colocar em tramitação vários pedidos de impeachment, assume a função e poderá encaminhar votações, em substituição ao atual líder do grupo, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Além de Maia, estão em postos de vice-líderes da oposição mais parlamentares: Tadeu Alencar (PSB-PE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Jorge Solla (PT-BA), Leônidas Cristino (PDT-CE), Enio Verri (PT-PR), Paulo Teixeira (PT-SP) e Chico D’Angelo (PDT-RJ).
O convite para que Rodrigo Maia assumisse a posição de vice-líder foi feito por Alessandro Mollon (PSB-RJ). Antes, ambos tiveram vários atritos. No entanto, o posicionamento de Maia no apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara acabou aproximando os dois políticos fluminenses.
Maia tem já tem participado das discussões sobre reforma tributária junto com o grupo da oposição. Por estar sem partido, precisava de um espaço para falar sobre o assunto.
A estreia de Maia como vice-líder está prevista para esta quinta-feira, quando o plenário da Câmara deve discutir a reforma do Imposto de Renda. Já está combinado que Maia utilizará o tempo de líder para orientar a bancada.