Rodrigo Amorim faz crítica homofóbica ao dizer que Paes escolheu um “menine” como vice
Amorim, que teve a candidatura indeferida pelo TRE-RJ por violência política de gênero, atacou o deputado estadual Eduardo Cavaliere
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (3/10) que o atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), escolheu um “menine” como seu vice.
A declaração homofóbica foi dada durante o debate promovido pela TV Globo. Trata-se do último confronto entre os candidatos antes do primeiro turno.
Ao usar o termo, Amorim, que é conhecido por ataques pessoais e muitas vezes sem fundamentos a adversários, se referia ao colega de Câmara Municipal Eduardo Cavaliere (PSD), que compõe a chapa de Paes e é casado com a advogada Victoria Henriques.
“O atual prefeito escolheu como vice um de seus menines”, disse o deputado do União Brasil. O termo é uma adaptação para se referir a alguém de gênero neutro — que não se identifica com o masculino ou feminino.
Amorim voltou a repetir o termo ao falar da suposta pretensão de Paes em disputar o governo do estado em 2026. “O atual prefeito quer ser governador. Escolheu os seus ‘menines’ para poder continuar mandando na prefeitura. Eu vou continuar prefeito do Rio”, prometeu o deputado.
Rodrigo Amorim participou do debate no mesmo dia em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) indeferiu o registro de candidatura dele. Amorim havia sido condenado pelo próprio TRE à pena de um 1 e 4 meses de reclusão por violência política de gênero contra a vereadora de Benny Briolly (PSol), de Niterói.