Rodrigo Agostinho é oficializado como presidente do Ibama
Rodrigo Agostinho, deputado federal ambientalista, já havia sido anunciado no Ibama em janeiro. Agora, nome foi publicado no Diário Oficial
atualizado
Compartilhar notícia
O nome do deputado federal ambientalista Rodrigo Agostinho (PSB-SP) saiu publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (24/2) como novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Na mesma portaria, aparece o nome de Rafael Jacques Rodrigues como chefe da assessoria especial de Assuntos Internacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Conforme antecipado pelo colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, a ministra Marina Silva, decidiu pelo nome de Rodrigo Agostinho no dia 13 de janeiro. No dia 14, ele foi anunciado no cargo.
Veja a publicação:
Mas antes mesmo da publicação no DOU, Agostinho deu entrevista afirmando que uma das prioridades do Ibama é o combate ao garimpo. A expansão desenfreada da atividade durante o governo Jair Bolsonaro levou à crise dos Yanomami, indígenas que têm convivido com mortes devido à desnutrição.
“O Ibama vai voltar com força total para atacar o desmatamento na Amazônia e a prioridade vão ser terras indígenas, unidades de conservação e terras públicas griladas. O Ibama está trabalhando no planejamento com olhar nos Yanomami”, afirmou Agostinho à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.
Perfil
Agostinho é biólogo, ambientalista e advogado. Tem ainda mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação.
O deputado foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
Ex-prefeito de Bauru (SP), Agostinho é também uma das principais lideranças ambientalistas na Câmara. Nas eleições de 2022, o parlamentar não conseguiu se reeleger como deputado.