metropoles.com

Rodrigo Agostinho é oficializado como presidente do Ibama

Rodrigo Agostinho, deputado federal ambientalista, já havia sido anunciado no Ibama em janeiro. Agora, nome foi publicado no Diário Oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elaine Menke/Câmara do Deputados
Rodrigo Agostinho
1 de 1 Rodrigo Agostinho - Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

O nome do deputado federal ambientalista Rodrigo Agostinho (PSB-SP) saiu publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (24/2) como novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Na mesma portaria, aparece o nome de Rafael Jacques Rodrigues como chefe da assessoria especial de Assuntos Internacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Conforme antecipado pelo colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, a ministra Marina Silva, decidiu pelo nome de Rodrigo Agostinho no dia 13 de janeiro. No dia 14, ele foi anunciado no cargo.

Veja a publicação:

Imagem colorida mostra Diário Oficial da União onde Rodrigo Agostinho é oficializado como presidente do Ibama - Metrópoles
Rodrigo Agostinho é oficializado como presidente do Ibama

Mas antes mesmo da publicação no DOU, Agostinho deu entrevista afirmando que uma das prioridades do Ibama é o combate ao garimpo. A expansão desenfreada da atividade durante o governo Jair Bolsonaro levou à crise dos Yanomami, indígenas que têm convivido com mortes devido à desnutrição.

“O Ibama vai voltar com força total para atacar o desmatamento na Amazônia e a prioridade vão ser terras indígenas, unidades de conservação e terras públicas griladas. O Ibama está trabalhando no planejamento com olhar nos Yanomami”, afirmou Agostinho à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Perfil

Agostinho é biólogo, ambientalista e advogado. Tem ainda mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação.

O deputado foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Ex-prefeito de Bauru (SP), Agostinho é também uma das principais lideranças ambientalistas na Câmara. Nas eleições de 2022, o parlamentar não conseguiu se reeleger como deputado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?