metropoles.com

Roberto Jefferson mente que Moraes chamou snipers e cobra Bolsonaro

Em vídeo que circula nas redes bolsonaristas, Jefferson pede que presidente use fuzileiros navais contra agentes da PM do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/redes sociais
Roberto jefferson bob jeff
1 de 1 Roberto jefferson bob jeff - Foto: Reprodução/redes sociais

Circula em grupos de aplicativos de mensagens e em redes ligadas ao bolsonarismo um vídeo no qual Roberto Jefferson (PTB), impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer à Presidência, usa informações falsas sobre o ministro Alexandre de Moraes, do STF, para cobrar o presidente Jair Bolsonaro (PL) a agir contra o Judiciário.

Jefferson responde na Justiça Federal a acusações pelos crimes de calúnia, incitação ao crime de dano contra patrimônio público e homofobia. Ele está em prisão domiciliar e não pode usar redes sociais nem dar entrevistas.

No vídeo, que ganhou tração nas redes bolsonaristas nesta segunda-feira (5/9), Jefferson afirma que Moraes teria determinado que atiradores de elite, os snipers, se posicionassem em Brasília para intimidar manifestações na próxima quarta (7/9), feriado da Independência.

Haverá snipers na Esplanada, mas por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, conforme adiantou a coluna Grande Angular, do Metrópoles, no último dia 31 de agosto. O órgão está sob o comando do governador Ibaneis Rocha (MDB), aliado de Bolsonaro.

Os atiradores fazem parte da Polícia Militar do DF e vão atuar num esquema de monitoramento que inclui de câmeras de vídeo em pontos estratégicos e acompanhamento de redes sociais.

O objetivo não é intimidar a manifestação, como afirma Jefferson, mas garantir a segurança dos participantes do ato que vai acompanhar o desfile militar; além da integridade dos prédios públicos no centro da capital, como o próprio STF, que sofreu tentativas de invasão no feriado da Independência do ano passado.

No vídeo, Roberto Jefferson questiona a Bolsonaro “como é que deixa o Xandão [que é como ele se refere ao ministro do Supremo], chefe da milícia judicial, botar snipers nas praças de Brasília para impedir o povo de se movimentar”.

Fuzileiros navais

Jefferson cobra, então, que o presidente dê uma resposta militar: “Que conversa é essa, Bolsonaro? Você vai perder a eleição. […] Ele não pode fazer isso. Você tem que mandar seus fuzileiros navais amanhã prender todo sniper que tiver em cima de prédio na Esplanada”, diz o político. Veja:

O presidente afastado do PTB diz ainda que os atos bolsonaristas de 7 de Setembro de 2021, quando Bolsonaro ameaçou não mais cumprir decisões do STF e foi obrigado a recuar nos dias seguintes, foi “um fracasso”.

“Ano passado foi um fracasso, você fez um discursinho meia boca, com medo de que, não sei. A agora vai deixar eles mijarem em cima de você? Reage, Bolsonaro. Ou acabou”, conclui Roberto Jefferson.

O vídeo está circulando em vários ambientes digitais, como o YouTube, o que dificulta saber quem postou primeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?