metropoles.com

Roberto Jefferson e filha viram réus por ofensas contra Cármen Lúcia

O ex-deputado federal e a filha dele, Cristiane Brasil (PTB-RJ), proferiram uma série de ofensas contra a ministra Cármen Lúcia, do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PTB/Reprodução
roberto-jefferson-cristiane-brasil-ptb
1 de 1 roberto-jefferson-cristiane-brasil-ptb - Foto: PTB/Reprodução

O juiz substituto da 258ª Zona Eleitoral Paulo Furtado de Oliveira Filho aceitou denúncia contra o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e a filha dele, a ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), por uma série de ofensas feitas contra a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao analisar denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), o juiz considerou que “há indícios de autoria e elementos probatórios quanto à materialidade do crime”. Oliveira Filho entendeu também que o crime tem intenção eleitoral: “Quer pela divulgação poucos dias antes do segundo turno da eleição presidencial, quer pela circunstância da ré ter se candidatado ao cargo de deputada Federal por São Paulo e utilizado a conta ‘crisbrasilreal’ previamente informada ao TRE-SP para fins eleitorais”.

A decisão de denunciar Jefferson e a filha, em 22 de novembro, foi da promotora da 258ª zona eleitoral de São Paulo Annunziata Alves Iulianello. Ela entendeu que ambos cometeram injúria e devem indenizar a ministra Cármen Lúcia por terem publicado nas redes sociais vídeo e comentários com graves ofensas à honra da ministra. Com a decisão do juiz, ambos viram réus.

“A ação facilita a divulgação da ofensa, com menosprezo e discriminação à condição de mulher e por meio de rede social, injuriaram a excelentíssima ministra”, diz Annunziata Alves Iulianello. De acordo com a promotora, as publicações ofendem a dignidade e o decoro com “inconcebíveis ofensas à honra da referida magistrada”.

O ex-presidente do PTB atacou a magistrada por seu voto favorável à punição da emissora Jovem Pan por declarações contrárias ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

À época, Jefferson disse: “Eu estou indignado. Não consigo. Fui rever o voto da Bruxa de Blair, da Cármen Lúcifer, na censura prévia à Jovem Pan, olhei de novo, não dá para acreditar”, começa Jefferson. Em seguida, ele faz uma série de ofensas à honra da ministra.

Na publicação em seu perfil do Twitter, Cristiane Brasil compartilhou um vídeo do pai acompanhado dos seguintes comentários: “Indignação! Depois tem quem diga que ele exagera, que não tem razão… ah não? O que aquela bruxa horrorosa fez foi digno de alguma punição severa! Tipo impeachment! Mas o escr*to do Pachecuzinho querendo ser ministro não vai fazer JAMAIS!” sic”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?