RJ: veja a ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo especial
Neste domingo (3/3) e na segunda-feira (4), 14 escolas se apresentam entre 21h15 e 4h45
atualizado
Compartilhar notícia
Os desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2019 começam neste domingo (3/3) e terminam na segunda (4). Confira, abaixo, o cronograma oficial das apresentações e um resumo do que cada agremiação vai levar para a Marquês de Sapucaí.
As informações foram divulgadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa).
Domingo (3/3)
1º desfile – Império Serrano (21h15)
Com o enredo “O que é, o que é?”, inspirado em Gonzaguinha, a escola abre os desfiles do grupo especial.
2º desfile – Viradouro (22h20 e 22h30)
Segunda a desfilar, a Unidos de Viradouro levará o enredo “Viraviradouro” sobre a imaginação e histórias que fazem parte da infância.
3º desfile – Grande Rio (entre 23h25 e 23h45)
A escola é a terceira a desfilar e leva para a avenida o enredo Quem nunca…? Que atire a primeira pedra e traz uma reflexão sobre o famoso “jeitinho brasileiro”.
4º desfile – Salgueiro (entre 0h30 e 1h)
O enredo da Acadêmicos do Salgueiro conta a história do orixá Xangô. A escola é a quarta a desfilar.
5º desfile – Beija-Flor (entre 1h35 e 2h15)
Campeã em 2018, a Beija-Flor leva para a Marquês de Sapucaí o enredo “Quem não viu vai ver…As fábulas do beija-flor”, sobre a história de seus 70 anos de Carnaval.
6º desfile – Imperatriz (entre 2h40 e 3h30)
Inspirada na marchinha de Carnaval, a Imperatriz Leopoldinense criou o enredo “Me dá um dinheiro aí” contextualizado com a situação política atual.
7º desfile – Unidos da Tijuca (entre 3h45 e 4h45)
A Unidos da Tijuca encerra o primeiro dia de desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro com o enredo “Cada macaco no seu galho”.
Segunda-feira (4/3)
1º desfile – São Clemente (21h15)
A São Clemente abre o segundo dia de desfiles do grupo especial e relembra, na avenida, os Carnavais de antigamente. O enredo “E o samba sambou” traz também uma crítica à ambição dos carnavalescos.
2º desfile – Vila Isabel (22h20 e 22h30)
A Unidos de Vila Isabel conta a história da cidade de Petrópolis com o enredo “Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro”.
3º desfile – Portela (entre 23h25 e 23h45)
A cantora Clara Nunes será homenageada no desfile da Portela, terceira a desfilar no segundo dia de grupo especial. “Na madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá” é o enredo preparado.
4º desfile – União da Ilha (entre 0h30 e 1h)
Com o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, a União da Ilha fala sobre a cultura do Ceará.
5º desfile – Paraíso do Tuiuti (entre 1h35 e 2h15)
A Paraíso do Tuiuti conta a história do bode ioiô, que ganhou fama nas ruas de Fortaleza (CE), com o enredo O salvador da pátria. A escola foi a vice-campeã em 2018.
6º desfile – Mangueira (entre 2h40 e 3h30)
A Mangueira conta um pouco da história do Brasil e promete gerar reflexões com o enredo “História pra ninar gente grande”.
7º desfile – Mocidade (entre 3h45 e 4h45)
O tempo é o tema do enredo que vai embalar o desfile da Mocidade, a última escola a desfilar no segundo dia de grupo especial. “Eu sou o tempo. Tempo é vida” é o título da composição.