RJ: vacinação de adolescentes é retomada após uma semana suspensa
Por falta de doses da Pfizer, único imunizante liberado para a faixa etária, cronograma teve três dias de atraso e sete dias de paralisação
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Após uma semana suspensa por atraso na entrega de doses pelo Ministério da Saúde, a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 foi retomada nesta quarta-feira (8/9) no Rio de Janeiro. Meninas de 15 anos tiveram a oportunidade de receber a primeira aplicação do imunizante da Pfizer, o único liberado pela Agência de Vigilância Sanitária para ser aplicado em menores de 18 anos.
O movimento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi bastante grande. Alguns grupos que podem ir aos postos se vacinar, como gestantes, puérperas, pessoas com deficiência de 12 anos ou mais e pessoas acima de 25 anos, também foram ao local.
Atrasos desde o início
Mãe da jovem Yasmin, de 15 anos, a aposentada Mônica comemorou que a filha conseguiu ser imunizada nesta quarta-feira. Ela disse que a menina ficou muito feliz, mesmo com medo de injeção.
“A gente estava na ansiedade pela vacina. Na semana passada, a gente não conseguiu vir e ela ficou frustrada. Hoje, ela, que morre de medo de vacina, ficou super feliz. Tomou a primeira dose e já está ansiosa para a segunda”, disse Mônica.
O calendário para os adolescentes também sofreu com atrasos no começo das aplicações. Previsto para começar no dia 23/8, adolescentes de 17 anos só receberam o imunizante três dias depois, uma vez que a quantidade de doses era insuficiente.
Nos próximos dois dias, está programado que meninas e meninos de 15 anos recebam a vacina, respectivamente. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que tem doses suficientes só até quinta-feira (9/8), dia em que chegará um novo lote da Pfizer, com atraso. O calendário de imunização de adolescentes para a próxima semana ainda não foi divulgado pela pasta.
Ver essa foto no Instagram