metropoles.com

RJ: usuários da Uber poderão acionar a polícia pelo próprio aplicativo

Operadores do serviço 190 receberão automaticamente localização em tempo real e dados da viagem em que for solicitada ajuda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amanda Dias/BHAZ
Motorista de aplicativo
1 de 1 Motorista de aplicativo - Foto: Amanda Dias/BHAZ

Rio de Janeiro – A Polícia Militar e a Uber firmaram uma parceria inédita no estado do Rio, que prevê um botão “Ligar para a Polícia” dentro do aplicativo. O objetivo é proporcionar uma maior segurança tanto para o passageiro, quanto para o motorista.

A capacitação de profissionais que prestam serviço para o “190” começou nesta quarta-feira (27/4).

De acordo com a Uber, ao acionar o botão, o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom) receberá um alerta automaticamente e terá a localização em tempo real, além de dados da viagem, como: placa, marca, modelo e cor do veículo, além dos nomes do motorista e usuário e do telefone cadastrado.

Como vai funcionar:

 

Para o secretário da Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, a parceria trará muitos benefícios. “Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade. Vale também ressaltar o caráter integrador dessa parceria e a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública”, disse.

3 imagens
Empresa ainda não se posicionou
1 de 3

Parceria entre Uber e PM é inédita no Brasil

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

Reprodução
3 de 3

Empresa ainda não se posicionou

Amanda Dias/BHAZ

Silvia Penna, diretora-geral de Operações da Uber, comentou a iniciativa: “Foi muito importante a disposição da Secretaria de Estado da Polícia Militar de manter esse diálogo conosco a fim de explorar essa tecnologia para apoiar o trabalho de atendimento a emergências de forma pioneira no Brasil. Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades”.

Tecnologia

A tecnologia que será utilizada pela Uber foi desenvolvida pela RapidSOS, responsável pela primeira plataforma de respostas a dados rápidos de emergência no mundo.

Essa integração entre a empresa e a Polícia Militar será a primeira realizada no Brasil e terá a fase teste realizada na Baixada Fluminense. Depois, será expandida para as demais regiões do estado do Rio.

O serviço de integração entre os sistemas de segurança já é usado em mais de mil cidades dos Estados Unidos e de 29 estados do México.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?