metropoles.com

RJ: último paciente sai aplaudido de hospital referência contra Covid

Adelino Gomes, de 70 anos, estava internado no Hospital Ronaldo Gazolla desde agosto e deixou a unidade na tarde desta segunda-feira (15/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
Adelino Gomes, 70 anos, morador da Ilha, teve alta de covid hoje do hospital Ronaldo Gazolla. Ele era o último paciente internado pela doença na unidade. Foto: Aline Massuca/ Metropoles
1 de 1 Adelino Gomes, 70 anos, morador da Ilha, teve alta de covid hoje do hospital Ronaldo Gazolla. Ele era o último paciente internado pela doença na unidade. Foto: Aline Massuca/ Metropoles - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro – O momento mais aguardado por Adelino Gomes da Silva, de 70 anos, nos últimos meses é também um marco histórico para a cidade do Rio de Janeiro. Morador da Ilha do Governador, o idoso foi internado com Covid-19 em agosto deste ano e recebeu alta na tarde desta segunda-feira (15/11).

Pai de quatro filhos, o aposentado foi o último paciente internado no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência no Rio para o tratamento de pessoas com coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. Ele deixou o endereço aplaudido por funcionários do local e também o prefeito, Eduardo Paes.

Inês Ribeiro, 42 anos, filha de Adelino, diz que o pai contraiu a doença por ter furado a quarentena e que reforçará a vigilância no retorno para casa. “Ele é fujão. Estamos muito felizes com a alta. Ele adora festa e ser o último paciente, ter esse evento, deu ainda mais alegria a ele”, comemora. Adelino celebrou: “Quem ao se vacina é maluco. Já era para eu ter morrido, mas Deus não quis”.

5 imagens
Endereço teve a última alta de paciente com Covid
A filha de Adelino diz que ele pegou a doença ao furar a quarentena
Adelino saiu aplaudido do hospital
Paciente deixou o local em clima de comemoração
1 de 5

Adelino tem 70 anos

Aline Massuca/ Metropoles
2 de 5

Endereço teve a última alta de paciente com Covid

Aline Massuca/ Metropoles
3 de 5

A filha de Adelino diz que ele pegou a doença ao furar a quarentena

Aline Massuca/ Metropoles
4 de 5

Adelino saiu aplaudido do hospital

Aline Massuca/ Metropoles
5 de 5

Paciente deixou o local em clima de comemoração

Aline Massuca/ Metropoles

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade zerou as internações nesta segunda-feira. Nos outros hospitais da rede, 40 pacientes com coronavírus seguem recebendo assistência na cidade.

A alta acontece depois de quase 20 meses e 14.847 pessoas atendidas no Ronaldo Gazolla e reforça as quedas sustentadas de todos os índices de monitoramento, como números de casos, internações e óbitos pela doença, reflexo da adesão dos cariocas à vacinação.

Redução de internados

Desde o final de março de 2020 dedicado exclusivamente aos pacientes infectados pelo coronavírus, com a redução das hospitalizações, o HMRG voltou a atender também outras especialidades em 1º de outubro deste ano, além de manter a assistência a pessoas com sequelas pós-infecção pela Covid-19.

No mês passado, o hospital atendeu 658 pessoas. Do total de 420 leitos, 300 já foram convertidos em não-Covid, sendo 180 de CTI e 120 de enfermaria – os demais serão preparados para receber pacientes diversos.

Mesmo sem internados, o hospital segue como referência no monitoramento de sequelas pós-infecção pela Covid-19 e mantém uma enfermaria exclusiva para pessoas que apresentam dificuldades neurológicas, motoras, respiratórias, psicológicas, cardiológicas, entre outras, e contará com um centro de reabilitação para estes pacientes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?