metropoles.com

RJ tem 760 focos de queimadas em 2024, maior número em 7 anos

Tendência é que focos de queimadas aumentem nos meses de setembro e outubro. Só neste mês já foram quase 60 ocorrências

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBRJ
imagem colorida incendio florestal rj
1 de 1 imagem colorida incendio florestal rj - Foto: Divulgação/CBRJ

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, desde o início de 2024, foram detectados 760 focos de queimadas no estado do Rio de Janeiro. O número é o maior registrado em um único ano desde 2017, quando houve 959 registros.

Porém, a marca pode ser superada, já que a tendência é de aumento dos focos de incêndios florestais nos meses de setembro e outubro.

Conforme o Inpe, nos primeiros dias do mês de setembro já foram identificados 55 incêndios florestais no Rio de Janeiro.

Aumento das queimadas

Há duas semanas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro já havia alertado para o crescimento significativo das queimadas no estado.

Segundo a corporação, até então haviam sido atendidas 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado, aumento de cerca de 85%. Os municípios do Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561) estão no topo do ranking dos mais afetados, seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

O excesso de queimadas no Brasil vem resultando em uma queda na qualidade do ar em diversas regiões, gerando preocupações com a saúde das populações. No últimos dias, viralizaram nas redes sociais imagens que mostram paisagens encobertas por fumaça em algumas capitais, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

Especialistas têm apontado que os ecossistemas ficam mais vulneráveis a incêndios em momentos de seca, como a que o país está enfrentando. Esse cenário pode estar sendo influenciado por diferentes fatores, como o aquecimento global impulsionado pela ação humana e pelos efeitos do fenômeno climático El Niño, seguido da La Niña.

Mas, apesar do clima seco deixar áreas de mata mais suscetíveis a queimadas, a origem delas muitas vezes é criminosa.

Já há investigações abertas em diversos locais do país que apuram indícios que reforçam essa possibilidade. Prisões já foram realizadas nos últimos dias, por exemplo, nos estados de São Paulo e de Goiás.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?