RJ suspende vacinação de jovens de 17 anos por falta de doses
Cidade do Rio previa vacinar jovens de 17 anos a partir de segunda, mas recebeu menos doses do que o esperado do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro suspendeu a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 prevista para começar nesta segunda-feira (23/8) por falta de doses.
O município recebeu 115 mil doses no último sábado (21/8), mas aguardava lotes adicionais para começar a imunizar jovens de 17 anos.
De acordo com o cronograma, o plano seria vacinar meninas de 17 anos nesta segunda, e meninos com a mesma idade na terça-feira (24/8), com repescagem na quarta. A partir de quinta (26/8), começaria a vacinação de meninas com 16 anos.
Atualmente, apenas a Pfizer tem autorização para ser aplicada em menores de idade no Brasil. Na última quarta-feira (18/8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou a autorização do Instituto Butantan para a Coronavac ser aplicada em jovens de 12 a 17 anos.
O secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, disse à CNN que não há uma nova data prevista para a vacinação do grupo de 17 anos, mas sinalizou que existe previsão de chegada de mais doses na segunda.
“Infelizmente não recebemos o aporte de doses esperado, sendo assim faremos nesta segunda somente a vacinação dos adolescentes com deficiência”, disse o secretário.
Com as doses que chegaram, a prefeitura vai vacinar pessoas com deficiência acima de 12 anos, além da repescagem acima dos 25 anos e para gestantes, puérperas e lactantes.