metropoles.com

RJ: suspeita de favorecer milícia, deputada troca áudios com criminoso

Nas mensagens, a deputada Lucinha faz perguntas sobre interferência da Prefeitura no transporte alternativo em área do miliciano Zinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divlgação/Alerj
Imagem colorida da Deputada estadual pelo Rio Lucinha, que foi assaltada e sequestrada no Rio
1 de 1 Imagem colorida da Deputada estadual pelo Rio Lucinha, que foi assaltada e sequestrada no Rio - Foto: Divlgação/Alerj

O Ministério Público do Rio de Janeiro teve acesso a mensagens em áudio trocadas entre a deputada estadual Lucinha (PSD-RJ) a um integrante da milícia comandada por Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, que atua na Zona Oeste da capital fluminense. O diálogo aconteceu entre a parlamentar e o miliciano Domício Barbosa de Souza, que é apontado pela polícia como responsável financeiro do grupo criminoso.

Os áudios foram divulgados pelo jornal RJ2, da Globo. Segundo a reportagem, em mensagens trocadas em 2021, Lucinha pergunta ao miliciano sobre como uma medida da Prefeitura do Rio poderia impactar nos negócios do grupo criminoso e tenta saber o que era melhor para a milícia em dos pontos mais lucrativos do grupo criminoso: o transporte alternativo. A deputada tenta saber se a milícia é a favor ou contra a liberação de vans da Zona Norte rodarem na Zona Oeste, onde o grupo atua.

A deputada é investigada por suspeita de favorecimento à mílicia e suspeita de ser o braço político do grupo criminoso. Ela nega.

Investigação

As investigações da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público, apontam que a milícia considerava boa a medida do município, para que a permissão de vans da Zona Norte também funcionasse na Zona Oeste. Dessa forma, a quadrilha lucraria mais com extorsões.

Nas conversas com Lucinha, o miliciano Dom afirma que o grupo criminoso quer que a permissão continue valendo.

O diálogo entre a parlamentar e o miliciano ocorre um dia antes de uma visita do prefeito Eduardo Paes (PSD) à Zona Oeste, em setembro de 2021, durante a campanha eleitoral. Na época, Paes era candidato. Veja as mensagens:

Lucinha: “Então você coloca um desses aí para poder explicar isso direitinho porque eu não consegui entender se isso é bom para vocês ou não é”.

Dom: “Se o prefeito acabar com a P5 já era. Os carros legalizados vão ter que voltar para as linhas de origem. Tem muito carro lá da Zona Norte rodando aqui.”

Lucinha: “Isso na hora ‘h’ eu fiquei meio em dúvida entendeu, Dom? (…) Se isso é bom ou se isso é ruim. (…) É ruim van da Zona Norte rodar na área da Zona Oeste? Eu entendi que o cara falou então. Queria que você me explicasse.”

P.5 no diálogo significa ap5, ou seja, Área de Planejamento 5, que é como a prefeitura classifica administrativamente a parte da Zona Oeste do Rio, segundo divisão feita em 2012 pelo Instituto Pereira Passos.

Defesa

Desde dezembro, quando as investigações foram reveladas, a deputada Lucinha vem negando qualquer irregularidade. Já a Prefeitura do Rio informou que não há qualquer interferência política no sistema de vans legalizadas da cidade.

Segundo o município, eventuais pedidos de políticos são analisados e decididos com base na técnica e no interesse da população. De acordo com a prefeitura, todo o sistema vem sendo fiscalizado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?