RJ: semana começa com prejuízo ao calendário de vacinação contra Covid
Somente nesta segunda-feira (23/8) a Secretaria de Estado de Saúde começou a distribuir das 330.810 doses que chegaram sábado (21/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A semana começa com a vacinação prejudicada no Rio. Somente nesta segunda-feira (23/8) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) começou a distribuir a remessa de 330.810 doses de vacinas contra a Covid-19. O último carregamento chegou ao Rio na noite de sábado (21/8).
Por conta da entrega irregular dos imunizantes, a capital informou que só tem condições de fazer a repescagem para adultos com mais de 25 anos e a primeira dose dos adolescentes acima de 12 anos com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes. A vacinação para quem tem 17 anos, como estava programada, será iniciada após a chegada de novas remessas de doses.
A SES distribui 12,5 mil doses de Oxford Astrazeneca para a segunda dose, 151 mil de Coronavac e 167.310 de Pfizer para os 92 municípios fluminenses. Segundo o Ministério da Saúde, essa foi a quarta remessa de imunizantes feita na semana passada — o que totaliza mais de 1,5 milhão de doses. Para esta semana, há a previsão de mais remessas.
Suspensão
“Considerando que até o momento o município do Rio não recebeu do Ministério da Saúde (MS) nova remessa prevista de vacinas contra a Covid, e que não há informação até o momento de quando o envio das doses em estoque no MS será feito, a Secretaria Municipal de Saúde se vê obrigada a suspender a repescagem da vacinação para o grupo de 20 a 30 anos que estava programada para este sábado (21)”, disse a Secretaria Municipal de Saúde em comunicado.
Na manhã de sexta-feira (20/8), o prefeito Eduardo Paes informou que Rio bateu o recorde de casos de Covid este ano e afirmou que os dados são “preocupantes” com o avanço da variante delta. Todas as regiões da cidade seguem classificadas como sendo de risco alto para a doença, assim como a Baixada Fluminense e as regiões Serrada e Noroeste do Estado.
Na sexta-feira, o Rio concluiu a vacinação da primeira dose de todos os moradores com mais de 18 anos, o que indica cobertura vacinal 90% dos adultos vacinados com a primeira dose ou dose única ou 70% do total geral da população carioca.