RJ: Região Metropolitana tem dois casos confirmados de variante Delta
Monitoramento genômico, feito pela Secretaria de Saúde da capital e por mais cinco centros de pesquisa, avalia cerca de 800 amostras por mês
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Os dois casos confirmados de contaminação pela variante Delta da Covid-19 são de pacientes dos municípios de São João de Meriti e de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, as amostras positivas foram registradas nos dias 16 e 17 de junho, em um homem de 30 anos e em uma mulher de 22.
“Os municípios já foram comunicados e estão realizando a investigação epidemiológica para identificar se são casos importados ou autóctones, ou seja, adquiridos dentro do estado”, informou a secretaria, por meio de nota.
A identificação, segundo a pasta, foi possível graças ao monitoramento genômico, promovido por uma parceria entre a secretaria municipal de Saúde da capital e mais cinco centros de pesquisa, que examinam aproximadamente 800 amostras por mês.
Mais comuns
O estudo aponta que a linhagem P.1 (Brasil) continua sendo a mais frequente no estado, que também notificou casos da cepa VOC B.1.1.7 (Reino Unido) e da variante P.2, que está em queda desde novembro do ano passado.
Com a confirmação dos casos, deve-se redobrar os cuidados quanto às medidas restritivas e sanitárias de prevenção; por isso, o uso de máscaras segue sendo prioridade, assim como o distanciamento social e a higienização das mãos.