metropoles.com

RJ: quadrilha vendia drogas por delivery e aceitava criptomoedas

Foco do bando eram bairros da zona sul e a Barra da Tijuca, áreas nobres da cidade. Grupo contava até com escolta armada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
cardápio drogas delivery rio
1 de 1 cardápio drogas delivery rio - Foto: Reprodução

Catorze pessoas foram presas nesta sexta-feira (17/9) por integrarem uma quadrilha de venda de drogas por meio de delivery em bairros da zona sul do Rio de Janeiro, área nobre da cidade. A Barra da Tijuca, na zona oeste, também era atendida pelo bando, que aceitava até criptomoedas como forma de pagamento para driblar as autoridades.

O Ministério Público do Rio (MPRJ), que apoiou a operação da Polícia Civil, informou que o grupo usava uma conta comercial no WhatsApp chamada “Alfafa Batutinha Best Quality Drugs” para manter contato com os clientes e receber as encomendas.

Alluan de Almeida Brito Araújo, o “Alfafa”, é apontado como líder e seria o responsável por interagir com os usuários no aplicativo de mensagens. Segundo o MP, o rapaz já havia sido preso em flagrante, em abril deste ano, no momento em que entregava 1,5 kg de maconha no Leblon, uma das localidades com o metro quadrado mais caro do Brasil.

Os clientes tinham uma variedade de opções para comprar. O jornal O Dia obteve o “menu de drogas” que era enviado pelo WhatsApp; os produtos variavam entre R$ 40 e R$ 1 mil, também a depender da quantidade comprada.

O grupo contava também com uma espécie de escolta armada, sob responsabilidade de um ex-policial militar, que acompanhava entregas de altos valores em espécie. Fuzis de grosso calibre estavam entre os equipamentos de proteção do bando, que tinha fornecedores, entregadores e pessoas responsáveis pelo estoque das drogas. Todos responderão por associação ao tráfico e alguns foram autuados por tráfico de drogas, receptação e resistência qualificada.

Embora o foco do coletivo fosse a zona sul e a Barra da Tijuca, os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em bairros não considerados nobres: Inhaúma, Campo Grande, Guaratiba, Rio Comprido, Maracanã, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?