RJ: negros somam 79% dos moradores com casas invadidas por policiais
Pesquisa Datafolha mostrou ainda que as abordagens policiais realizadas nas ruas também acabam direcionadas para a população negra
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A invasão de residências de moradores do Rio de Janeiro, sem a devida autorização judicial, durante ações policiais é algo rotineiro, principalmente, nas favelas da cidade.
PM do RJ afasta 16 agentes após vídeo flagrar invasão à casa em favela
Um pesquisa da Datafolha, encomendada pelo Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania) confirma o enfoque das violações protagonizadas pela polícia: da parcela da população que já se tornou alvo desse tipo de invasão, os negros representam 79% do total.
Nas ruas, o levantamento também constata direcionamento semelhante. Das abordagens realizadas por policiais, os negros são alvos preferenciais em 63% dos casos. Trata-se de um percentual maior do que a proporção da população negra na cidade do Rio: 55% do total de habitantes.
De acordo com reportagem do UOL, a pesquisa do Datafolha ouviu 3.500 moradores do Rio com mais de 16 anos nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2021, em pontos de fluxo intenso de toda a cidade.