RJ: navio volta a desembarcar passageiros, agora com 33 casos de Covid
MSC Preziosa tinha cerca de 3 mil passageiros a bordo e estava classificado no nível três do cenário epidemiológico da Anvisa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O navio MSC Preziosa, onde já tinha sido identificado um surto de Covid-19, desembarcou os cerca de 2,5 mil passageiros no porto do Rio de Janeiro às 6h30 desta quarta-feira (5/1). Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou 33 casos de positivos de coronavírus.
Conforme a Anvisa, do número de infectados pela Covid, 25 são tripulantes e oito passageiros. Os pacientes que testaram positivos e as pessoas que tiveram contatos com eles foram orientados a fazer quarentena, com assinatura de termo de compromisso de continuidade da quarentena, com observância do surgimento de possíveis sintomas.
“O último embarque foi em 02/01. O navio reportou 25 casos de Covid-19 entre os tripulantes e 08 entre os passageiros. Tem capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. A Anvisa sempre monitora esses desembarques, realizando avaliação de saúde in loco na embarcação. “, disse a agência de vigilância.
O cruzeiro começou há 10 dias e fez paradas em Ilhéus e Salvador, ambos na Bahia, e Búzios, na Região dos Lagos do RJ.
Primeiro desembarque
A Anvisa divulgou nessa terça-feira (4/1) que a embarcação estava no nível três do cenário epidemiológico. No domingo (2/1), o transatlântico atracou no porto do Rio de Janeiro com 28 casos confirmados de coronavírus.
O governo federal publicou na segunda-feira (3/1) uma nota suspendendo a temporada de cruzeiros turísticos no Brasil até o dia 21 de janeiro.
O documento assinado pela Casa Civil, Ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Turismo acata recomendação da Anvisa feita no domingo (2/1) para não embarcar novos passageiros em cruzeiros nos próximos dias.