metropoles.com

RJ: Inútil, diz associação de motoristas sobre botão de pânico da Uber

Recurso vai ficar disponível aos passageiros; operadores do serviço 190 receberão automaticamente dados da viagem se o botão for acionado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Uber genérica abre
1 de 1 Uber genérica abre - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro — Depois do anúncio de que usuários da Uber poderão acionar a polícia pelo próprio aplicativo, colaboradores se mostraram contrários à decisão. O posicionamento foi apresentado pela Associação de Motoristas Particulares Autônomos (Ampa-RJ).

O diretor executivo do grupo, Denis Moura, afirmou que os condutores possuem outras reinvindicações. “Eu não vejo vantagem nenhuma. O que os motoristas querem é que o cadastro dos clientes seja feito com mais critério”, disse ao Metrópoles.

O recurso vai funcionar a partir do acionamento de um botão no aplicativo da Uber. A partir deste momento, o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom) receberá um alerta automaticamente e terá a localização em tempo real.

Dados da viagem, como placa, marca, modelo e cor do veículo, além dos nomes do motorista e usuário e do telefone cadastrado, também ficarão disponíveis para a Polícia Militar.

Denis não vê praticidade na atualização. “O botão de pânico é inútil porque quando um ladrão entra no seu carro, a primeira coisa que ele rouba é seu celular. Como você vai apertar o botão de pânico?”, questionou.

A tecnologia será utilizada pela a primeira vez no Brasil e contará com fase de testes na Baixada Fluminense. Depois disso, será expandida para as demais regiões do estado do Rio.

“Se o aplicativo fizer um cadastro correto do passageiro, se obrigar o passageiro a colocar o nome verdadeiro dele, se pedir uma selfie antes da corrida e se impedir que um passageiro peça corrida para terceiros, ele traz mais segurança para o motorista”, concluiu.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?