metropoles.com

RJ: Gabriel Monteiro é alvo de nova denúncia por quebra de decoro

Representação na Câmara, assinada por 22 parlamentares, pede instauração de processo ético-disciplinar para apurar condutas do vereador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Gabriel Monteiro
1 de 1 Gabriel Monteiro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – Nesta terça-feira (3/5), a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro abriu uma representação contra Gabriel Monteiro, acusado de aliciação, abuso e assédio sexual de menores de idade.

Trata-se da segunda denúncia contra o parlamentar apresentada à Casa. Para ser enviada à Comissão de Justiça da Câmara do Rio e para o Conselho de Ética, a denúncia precisava de pelo menos 21 assinaturas – e conseguiu 22.

No documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, os vereadores pedem a instauração de um processo ético-disciplinar para apurar quebra de decoro parlamentar por parte do youtuber.

9 imagens
Ele foi acusado e denunciado por diversos crimes envolvendo agressão, violência sexual e exposição de menor de idade
Gabriel Monteiro é alvo de operação por vídeo íntimo com adolescente
Polícia apreendeu documentos e armas na casa do vereador
Gabriel Monteiro vai responder a processo de cassação na Câmara de Vereadores
1 de 9

Advogado Sandro Figueiredo ao lado do vereador Gabriel Monteiro

Reprodução/ Redes Sociais
2 de 9

Ele foi acusado e denunciado por diversos crimes envolvendo agressão, violência sexual e exposição de menor de idade

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 9

Aline Massuca/Metrópoles
4 de 9

Gabriel Monteiro é alvo de operação por vídeo íntimo com adolescente

Aline Massuca/Metrópoles
5 de 9

Polícia apreendeu documentos e armas na casa do vereador

Aline Massuca/Metrópoles
6 de 9

Gabriel Monteiro vai responder a processo de cassação na Câmara de Vereadores

Foto: Aline Massuca/Metrópoles
7 de 9

Gabriel Monteiro, ex-vereador do Rio de Janeiro

Reprodução
8 de 9

O vereador é ex-PM e youtuber

Reprodução/Redes sociais
9 de 9

O vereador Gabriel Monteiro é acusado de assédio sexual, moral, estupro e suposta violação de direito das crianças em vídeos divulgados em suas redes sociais

Reprodução/ Redes Sociais

O texto aponta que há uma vasta quantidade de denúncias e fatos novos divulgados recentemente, que são violadores do decoro parlamentar. “Entre os quais destacam-se as violações contra a dignidade, integridade física, psíquica e moral, da criança, a corrupção de crianças e adolescentes, grave ameaça, filmagem e armazenamento de vídeo de sexo explícito envolvendo adolescente, publicação em rede social de mesmo vídeo de sexo explícito envolvendo a mesma adolescente e estupros, exposição de crianças e adolescentes a tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório e constrangedor”, diz o documento.

Segundo a Comissão, “estas graves denúncias atentam não apenas a dignidade das crianças e dos adolescentes, mas também contra o decoro e ética que incubem o exercício e função de exercício do vereador. Ainda de acordo com o documento, o parlamentar descumpre o preceito da Proteção Integral, art. 1º, e da garantia dos direitos fundamentais a toda e qualquer criança e adolescente, art. 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A representação dispõe ainda do art. 240 do ECA. “Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornografia, envolvendo criança ou adolescente”. A pena prevista é de quatro anos a oito anos de reclusão e multa.

Conforme depoimento de testemunhas, que também constam no documento, Gabriel Monteiro teria feito os vídeos envolvendo crianças e adolescentes do próprio telefone celular.

Duas representações

A primeira representação foi feita diretamente pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal e aguarda os autos da defesa de Monteiro. Se a segunda for aprovada na Comissão de Justiça, o Conselho de Ética acumulará dois casos contra o vereador.

Quem está envolvido na linha de frente de defesa do vereador bolsonarista tem escutado dos colegas na Câmara do Rio que o ex-PM não será cassado pela representação aberta pelo Conselho de Ética. A tendência é que ele seja advertido e afastado do mandato.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?