metropoles.com

RJ: dupla que sequestrou helicóptero pagou R$ 14,5 mil à vista por voo

Criminosos armados renderam piloto quando decolaram de Angra dois Reis, na Costa Verde, e ordenaram pouso em complexo penitenciário no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
helicoptero rj
1 de 1 helicoptero rj - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Os criminosos que sequestraram um helicóptero para tentar resgatar um comparsa preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, pagaram à vista, em dinheiro, R$ 14,5 mil pela ida e volta do voo. A dupla de sequestradores estava em Angra dos Reis, na Costa Verde, e, ao decolarem, ordenaram que o piloto seguisse para o conjunto de presídios.

O que os passageiros não contavam é que no comando do helicóptero estaria o piloto e policial civil Adonis Lopes Oliveira. De folga na corporação, o agente aceitou o trabalho particular e conseguiu frustrar o plano dos bandidos, que estavam armados de pistolas e fuzis e lutaram com ele, com o helicóptero enquanto sobrevoavam o 14º BPM (Bangu), onde agente planejou pousar.

Em depoimento à polícia, o policial afirmou que os criminosos não esconderam o rosto e que é capaz de fazer um retrato falado de cada um.

Adonis disse à TV Globo que pensou que fosse morrer e que aquele seria seu último voo. “Imaginei que aquele pudesse ser meu último voo”, declarou. “Mas não ia conviver com o estigma de resgatar bandido”, completou. As imagens do helicóptero descontrolado, sobrevoando o batalhão, viralizaram. Veja o vídeo:

O policial só assumiu o voo após o piloto contratado, que é seu amigo, ter desistido da viagem por não estar se sentindo bem. Adonis diz que não contou aos bandidos que é agente civil e que passou os 30 minutos do trajeto tentando convencer a dupla a desistir do plano.

Segundo o agente, os três entraram em luta corporal e os bandidos só recuaram quando acharam que o helicóptero ia cair. Quando a aeronave foi para o Morro do Caramujo, em Niterói, a dupla saltou.

Em nota, a Polícia Civil reforça a fala do policial. Diz que “os bandidos desistiram do plano e mandaram seguir para Niterói, onde pularam do helicóptero em uma área de mata. Foram realizadas buscas na região para localizar a dupla”.

3 imagens
Adonis Lopes, piloto
Adonis Lopes Oliveira, piloto sequestrado
1 de 3

Helicóptero ficou desgovernado

Reprodução
2 de 3

Adonis Lopes, piloto

Reprodução
3 de 3

Adonis Lopes Oliveira, piloto sequestrado

Reprodução

O inquérito policial aberto para investigar a ação busca identificar os dois bandidos e o criminoso que seria resgatado no complexo penitenciário. De acordo com o G1, o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, já identificou a facção criminosa a qual os bandidos pertencem. Também está sendo investigado o motivo que levou os bandidos a terem voado até Angra, agendado o voo de volta para a segunda-feira (20/9) e terem antecipado o retorno ao Rio no domingo (19/9).

O caso está em análise na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?