metropoles.com

RJ cria alerta por SMS para localizar crianças e adolescentes sumidos

É a primeira iniciativa do tipo no país; nas primeiras 24h, três milhões de pessoas recebem mensagens de SMS com dados dos desaparecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Delegada Ellen Souto, da Delegacia de Descoberta de Paradeiros
1 de 1 Delegada Ellen Souto, da Delegacia de Descoberta de Paradeiros - Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – O estado do Rio lançou o primeiro alerta via mensagens de SMS com dados de crianças e desaparecidos do país, com alcance de três milhões de números de celulares cadastrados, nessa quarta-feira (23/3). O objetivo é divulgar as informações dos sumidos nas primeiras 24 horas, o que aumenta as chances de localização.

O programa, batizado de Alerta Pri, é uma homenagem a Priscilla Belfort, irmã do lutador Vitor Belford. Ela desapareceu em 2004. “Apesar da minha filha não ter sido encontrada, esse projeto é um portal de esperança para as mães. Peço que as pessoas, ao receberem o alerta, não o ignorem”, afirmou Jovita Belfort, mãe de Priscilla.

Só neste ano, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros registrou 371 casos de crianças e adolescentes desaparecidos. No ano passado, foram 326 registro, com 28 localizados. O programa foi inspirado em um modelo americano.

“As pessoas precisam se cadastrar, o que é simples. Você entra em contato com o número 55 190, depois recebe o link e basta colocar o seu CEP. Crianças e jovens desaparecidos circulam, então qualquer um pode ver e ajudar. É preciso consciência social”, argumentou a delegada Ellen Souto.

Os números já cadastrados pelas operadoras de celulares recebem mensagem que traz o nome da criança, idade e link para o site da Polícia Civil, criado para o Alerta Pri.

“É uma vitória de toda a população carioca e fluminense. Fico muito feliz de estarmos conseguindo avançar na causa do desaparecimento, fruto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que criei para investigar esses desaparecimentos”, explicou o criador da Lei Alerta Pri, deputado estadual Alexandre Knoploch (PSC).

Como funciona

Toda vez que uma criança desaparecer no estado e o registro for feito em uma distrital ou especializada, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) emitirá um informe às operadoras de telefonia. Assim, o alerta será enviado para os números de celulares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?