RJ: cidades com 65% de vacinados podem flexibilizar uso de máscaras
Recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é a mesma que a Prefeitura do Rio vai passar a adotar na próxima semana no município
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – As cidades do estado do Rio de Janeiro que atingirem 65% da população adulta vacinada vão poder flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos. A recomendação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em uma nota técnica feita pela pasta nesta quarta-feira (20/10). Para que isso aconteça, os municípios precisam que os moradores estejam vacinados com as duas doses ou a dose única do imunizante contra a Covid-19.
A mudança da orientação surgiu após o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), colocar em votação uma proposta para a mudança da lei sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Segundo o jornal “O Globo“, o projeto vai entrar em votação nesta quinta e determina que “poderá ser flexibilizada pelos Poderes Executivo Estadual e Municipais, por ato próprio, de acordo com o avanço da vacinação e as orientações técnicas dos especialistas em saúde pública”.
Dessa forma, a SES viu a necessidade de mudar a sua recomendação antes da votação na Alerj. A pasta orientou, ainda, que sejam evitadas aglomerações que possibilitem a transmissão da Covid-19 entre as pessoas, mesmo em ambientes abertos.
Também há a recomendação para que continuem as ações de vigilância epidemiológica constante, “com intuito de monitorar oportunamente critérios epidemiológicos, tais como: taxa de transmissão do vírus (R0), taxa de internação, percentual de positividade de casos, taxa de incidência de casos na última semana, para orientar possível alteração na presente recomendação”.
Medida anunciada na capital
Essa é a mesma medida que a Prefeitura do Rio havia anunciado que irá empregar assim que atingir os 65% de vacinados na cidade, algo previsto para a próxima semana. A data que o prefeito Eduardo Paes (DEM) já havia anunciado, junto com o secretário de saúde, Daniel Soranz, é que a flexibilização ocorra a partir do dia 26 de outubro.
Por enquanto, a capital fluminense registra 62% nesta quinta-feira (21/10). Paes anunciou uma nova medida nesta quinta-feira (21/10) e prevê que a cidade dispense o uso de máscaras em locais fechados até 15 de novembro. Segundo o prefeito, o indicador equivale a 100% da população-alvo (cariocas adultos) vacinada.