metropoles.com

RJ: casos suspeitos de vaca louca não têm relação com consumo de carne

Ministério da Agricultura reiterou informação da Fiocruz de que dois casos em investigação no Rio não têm ligação com alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Fiocruz
fiocruz
1 de 1 fiocruz - Foto: Divulgação/Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que os dois casos suspeitos do mal de vaca louca em moradores da Baixada Fluminense não têm relação com o consumo de carne bovina. O mesmo alerta foi feito pelo Ministério da Agricultura na tarde desta quinta (11/11).

Os dois pacientes foram internados no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), localizado em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.

A Fiocruz esclareceu que os pacientes internados para investigação de Encefalopatia Espongiforme Bovina (“doença da vaca louca”) “estão com suspeita da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), considerando os aspectos clínicos e radiológicos”, forma que “não tem relação com o consumo de carne”.

Da mesma maneira, o Ministério da Agricultura, nas redes sociais, reiterou que os casos suspeitos não têm relação com consumo de carne bovina” e que “a maior incidência da doença ocorre de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas”. No Twitter, a ministra Tereza Cristina compartilhou a explicação.

“De acordo com informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, entre os anos de 2005 e 2014, foram notificados, no Brasil, 603 casos suspeitos de DCJ. Ministério da Agricultura. Desde que a vigilância da DCJ foi instituída no Brasil, nenhum caso da forma vDCJ foi confirmado. A vDCJ é uma variante da DCJ, associada ao consumo de carne bovina”, detalhou a pasta.

Conhecida como o mal da vaca louca, a doença ficou popular entre os anos 80 e 90, após um surto no Reino Unido, época em que várias cabeças de gado acabaram abatidas. Trata-se de uma doença cerebral, degenerativa e fatal, que afeta o gado e pode infectar humanos que consumirem a carne contaminada.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?